Resumo da Proposta
O projeto Gato em teto de zinco quente – acampado pelo Grupo Alteridade
Psicanálise e Educação / GAP(E) – se volta para as grandes dificuldades
psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também,
pelas crianças e jovens do COLUNI. Em paralelo, vemos uma demanda
crescente de apoio aos professores que enfrentam diariamente um
cotidiano de violências. Ao longo dos últimos anos, se faz evidente em
nossas práticas de ensino, pesquisa e extensão, essa grande demanda de
ajuda psicológica advinda da comunidade acadêmica da UFF e da rede
básica de ensino. Essa “demanda de ajuda” por parte de formandos, de
egressos já graduados, e também dos professores, psicólogos e
educadores, aparece de forma constante em nosso cotidiano, com pedidos
de ajuda e atendimento psicológico em situações emergenciais. Trata-se
de situações de conflito e impasse psíquico grave, chegando a situações
em que há ideação suicida. Esses sujeitos costumam nos procurar
informalmente, muito ansiosos por apoio, escuta, compreensão e auxílio
diante dos impasses encontrados de forma cada vez mais turbulenta no
fazer educativo na contemporaneidade. Esses pedidos nos levaram a
propor e desenvolver atendimentos de caráter extensivo em que
receberemos espontânea e gratuitamente educadores e estudantes da
comunidade acadêmica da UFF. Nosso objetivo principal é o acolhimento,
acompanhamento breve e encaminhamento, desses sujeitos em estado de
extremo sofrimento, sobretudo, devido à precariedade e insuficiência de
instituições de atendimento terapêutico gratuito especializado. Em
momentos de ‘anomia’ e instabilidade social, faz-se imperativa a
construção desse espaço de escuta terapêutica.
Metodologia e Avaliação
winnicottiana e lacaniana. Atendimentos individuais emergenciais. Acompanhamento psicológico breve. Encaminhamento
terapêutico. Formação de grupos terapêuticos.
A avaliação será feita pelos professores executantes do projeto, através de reuniões de discussão dos casos clínicos e da
frequência das demandas terapêuticas. O projeto também será avaliado conjuntamente com bolsistas e estagiários
participantes. Eventualmente, a partir da consolidação do projeto, poder-se-á fazer consultas e enquetes junto ao públicoalvo e comunidade acadêmica, solicitando a avaliação do projeto (com vistas a ser permanente).
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão
Pesquisa do CNPQ, denominado Grupo Alteridade Psicanálise Educação- GAP(E), coordenado pela Prof Dra Marília Etienne
Arreguy em parceria com o professor Marcelo Báfica Coelho. O GAP(E) conta também com a presença de outros
professores de graduação e pós-graduação, dos quais, Fernanda Ferreira Montes, Sandra Santos e Dagmar Mello e Silva
também ofertarão atendimentos e atividades. Cada professor possui orientandos de graduação e pós-graduação,
desenvolvendo pesquisas monográficas, de Iniciação Científica, mestrado e doutorado. As temáticas de pesquisa de cada
professor e de seus orientandos, de forma direta ou indireta, tocam na problemática do sofrimento psíquico e da violência
na educação. As ações extensivas, certamente, fomentarão o incremento do conhecimento para construção de plataformas
de ensino, assim como as atividades de pesquisa tornam os professores (e eventualmente bolsistas e estagiários) mais
preparados para a escuta do outro com orientação psicanalítica, e vice-versa.
Metodologia e Avaliação
winnicottiana e lacaniana. Atendimentos individuais emergenciais. Acompanhamento psicológico breve. Encaminhamento
terapêutico. Formação de grupos terapêuticos.
A avaliação será feita pelos professores executantes do projeto, através de reuniões de discussão dos casos clínicos e da
frequência das demandas terapêuticas. O projeto também será avaliado conjuntamente com bolsistas e estagiários
participantes. Eventualmente, a partir da consolidação do projeto, poder-se-á fazer consultas e enquetes junto ao públicoalvo e comunidade acadêmica, solicitando a avaliação do projeto (com vistas a ser permanente).
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão
Pesquisa do CNPQ, denominado Grupo Alteridade Psicanálise Educação- GAP(E), coordenado pela Prof Dra Marília Etienne
Arreguy em parceria com o professor Marcelo Báfica Coelho. O GAP(E) conta também com a presença de outros
professores de graduação e pós-graduação, dos quais, Fernanda Ferreira Montes, Sandra Santos e Dagmar Mello e Silva
também ofertarão atendimentos e atividades. Cada professor possui orientandos de graduação e pós-graduação,
desenvolvendo pesquisas monográficas, de Iniciação Científica, mestrado e doutorado. As temáticas de pesquisa de cada
professor e de seus orientandos, de forma direta ou indireta, tocam na problemática do sofrimento psíquico e da violência
na educação. As ações extensivas, certamente, fomentarão o incremento do conhecimento para construção de plataformas
de ensino, assim como as atividades de pesquisa tornam os professores (e eventualmente bolsistas e estagiários) mais
preparados para a escuta do outro com orientação psicanalítica, e vice-versa.