História

O Grupo de Estudos e Pesquisas Alteridade, Psicanálise e Educação – GAP(E) surgiu extra- oficialmente em 2010 e, em 2014, se instaurou no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ (link) a partir do trabalho conjunto de pesquisadores e psicanalistas das áreas de Psicologia e Filosofia, os quais vêm produzindo atividades de pesquisa, ensino e extensão na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, com ênfase tanto em questões clínicas quanto nas problemáticas que atingem a área educacional, sobretudo pública.

O GAP(E) promove reuniões mensais, toda primeira segunda-feira de cada mês, de 14 às 16 horas, em que são feitas leituras e debates em conjunto com professores, profissionais e pesquisadores de pós-graduação em psicanálise, educação, psicologia e áreas afins, priorizando a retomada de textos psicanalíticos de autores clássicos como Freud, Ferenczi, Winnicott, Bion e Lacan, mas também de referências contemporâneas nacionais e internacionais, na interface da psicanálise com a educação, com a política, com a filosofia, com a literatura, com o cinema, etc. Os estudos e investigações dão especial destaque a temas como a violência nas escolas, medicalização, judicialização, escuta psicanalítica voltada à Educação, atrelados ao estudo e transmissão de conceitos psicanalíticos como as diferentes noções de trauma, os processos de identificação e escolha objetal, a relação entre autoridade e supereu, a angústia como marcador da clínica, as vertentes clínicas e políticas do racismo, a sexualidade em seu caráter tanto criativo quanto disruptivo, o sofrimento psíquico e sintomas contemporâneos, dentre outros.

O grupo realiza anualmente eventos internacionais abertos e gratuitos no âmbito da extensão universitária à comunidade em geral, seguindo o tema pesquisado nos seminários mensais ao longo do ano. Nesses eventos costuma-se trazer psicanalistas e pesquisadores de outras Universidades do Brasil, da França, do México, da Espanha, da Colômbia e, eventualmente, de outros países. Seus pesquisadores já produziram dezenas de artigos científicos, alguns livros e coletâneas em cooperação entre pares.

Além de abarcar diversas orientações de pesquisas nos níveis de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica, e trabalhos de conclusão de curso, o GAP(E) contempla projetos de extensão. Dentre eles, oficializamos junto à Pro-Reitoria de Extensão o projeto Gato em Teto de Zinco Quente (link), que atende gratuitamente a Comunidade Acadêmica da UFF (todas as unidades), incluindo o Colégio de Aplicação da UFF – Coluni, bem como a educadores da rede básica. Trata-se de projeto de acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de sujeitos em situação de vulnerabilidade social e grave sofrimento subjetivo. Dado o crescimento da demanda pelas modalidades de atendimento seja individual, seja em grupo neste projeto, visamos ampliá-lo no sentido de trazer profissionais da psicologia e da educação uma formação na escuta psicanaliticamente orientada.

Skip to content